Títulos públicos

Para grande maioria das pessoas, títulos do governo ou títulos públicos são apenas um investimento de renda fixa, sem contrapartida no mundo real e disponíveis apenas se com intermediário de instituições financeiras. Este post tem como finalidade explicar melhor como isso funciona e mostrar que existe sim um direcionamento do dinheiro aplicado.

Para começar, você hoje, como pessoa física, pode comprar títulos públicos com relativa facilidade. Basta acessar o site do tesouro nacional e clicar em tesouro direto. Lá você terá de escolher um agente de custódia habilitado (relação no próprio site do tesouro nacional), porém é algo relativamente simples. Na prática ele só serve para lhe fornecer a senha de acesso, pois é você mesmo quem faz as compras online e, em caso de falência desse agente, os títulos continuarão atrelados ao seu CPF.

É importante deixar claro também que, como investidor comprador de títulos do governo, você está, na verdade, tanto financiando as operações estatais (o que significa estar pagando o PAC, salários, obras da copa, assim como hospitais, escolas entre outras coisas) quanto financiando a dívida pública. Em troca o governo se compromete em lhe fornecer uma renda fixa, um rendimento futuro, que pode ser pago utilizando arrecadações de impostos, lucro gerado por empresas estatais, capital obtido com vendas mais recentes de títulos públicos ou mesmo impressão de moeda (em casos extremos), sendo este último mais perigoso, podendo gerar inflação.

Existem diversos títulos disponíveis, mas a linha principal se divide em 3:
  • Rentabilidade ligada a inflação (IPCA ou IGP-M)
  • Rentabilidade ligada a Selic (taxa de juros da economia)
  • Rendimento nominal fixo

Rendimento nominal fixo faz referencia a um título que tem valor definido tanto na hora da compra quanto na liquidação. Por exemplo, se o título for uma Letra do Tesouro Nacional (LTN) com um uma taxa de 10% a.a. tendo o prazo de 1 ano, você compraria por R$909,09 e receberia R$1.000,00 após 1 ano.

Recomendo fortemente para quem nunca visitou o site do tesouro que o faça, pois não só se trata de uma opção a ser considera em termos de investimento, como também é uma parte muito importante para o entendimento do mercado financeiro.

0 comentários:

Postar um comentário