Balanço Patrimonial

Demonstrações financeiras, como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) ou Balanço Patrimonial, são de extrema importância para a análise de empresas. São os relatórios que contém os principais números com relação a investimentos, custos, endividamento etc. Com advento da internet, é possível encontrar diversas dessas demonstrações no site da CVM¹ (Comissão de Valores Mobiliários), inclusive Balanços Patrimoniais, que é o assunto no qual iremos nos focar hoje.

Mas, primeiramente, o que é Balanço Patrimonial? E porque gestores e analistas de mercado o levam em consideração? Na verdade Balanço Patrimonial é, expressando de forma sucinta, uma visão instantânea da empresa, ou seja, uma fotografia do estado vigente da mesma. Porém, para podermos enxergar essa foto, temos que compreender como ela se apresenta, que basicamente seria através de duas entradas: a esquerda e a direita.

Balanço Patrimonial
Esquerda
Direita

A esquerda apresenta tudo que a empresa possui que pode gerar lucro futuro. Genericamente chamamos isso de ativo total. Já a direita apresenta exatamente de onde a empresa conseguiu o dinheiro para obter esses recursos. Nesse caso chamamos de passivo total (e patrimônio líquido).

Balanço Patrimonial
Ativo
Passivo+PL

É importante mencionar que o ativo total é dividido em vários itens, chamados ativos, e o mesmo acontece com o passivo total, que no caso chamamos de passivos.

Mais detalhadamente, ativos basicamente são recursos econômicos que podem trazer benefícios futuros. Por exemplo, dinheiro é um ativo. Por quê? Porque futuramente você consegue trocar o dinheiro por algo que você quer, trazendo um benefício, como por exemplo, saciando alguma necessidade ou desejo². Já passivos são suas obrigações com terceiros, ou seja, dívidas com fornecedores, com bancos, etc, e o patrimônio líquido é todo investimento propriamente dito que se fez na empresa pela própria empresa e pelos seus donos, ou seja, tudo que financiou a empresa, mas que não veio de terceiros.

Balanço Patrimonial
Ativos
Passivos
Patrimônio Líquido

Fica mais fácil agora ver que existe uma igualdade entre a soma de todos os ativos e a soma de todos os passivos com patrimônio líquido. Isso ocorre pois todo ativo tem sua contrapartida no passivo ou no patrimônio líquido, pois todo recurso tem uma origem. E é a partir desta constatação que chegamos na seguinte fórmula:


Ativos
=
Passivos + Patrimônio Líquido
Destino
Origem


Para afinarmos ainda mais, ressaltaremos abaixo a definição das principais contas que são analisadas por especialistas:

Ativo
  • Ativo circulante: ativos mais líquidos, ou seja, que podem virar caixa (dinheiro) mais rápido
  • Ativo não-circulante: terrenos, patentes, máquinas, ou seja, ativos não tão líquidos que geralmente são mantidos por anos
Passivo
  • Passivo circulante: dividas mais imediatas da empresa, como com fornecedores ou salários, cuja maioria não incide juros
  • Passivo não-circulante: financiamentos de maior prazo, normalmente incidindo juros
Patrimônio Líquido³
  • Capital integralizado: total investido pelos donos da empresa em troca de sua propriedade (basicamente ações)
  • Lucros acumulados: lucros que foram reinvestidos na empresa, ou seja, que não foram distribuídos na forma de dividendos para os acionistas
Cotidiano

Digamos que você fosse fazer um Balanço Patrimonial seu, como se você fosse uma empresa. Nos ativos você poderia colocar casa, carro, seus depósitos bancários etc. Agora do lado direito você teria de informar de onde veio o dinheiro de tudo isso. Se por acaso você ainda tiver pagando pela sua casa, por exemplo, uma parte do seu valor (digamos que ela tenha custado 50mil) entraria no passivo e outra no patrimônio líquido (a parte que você já pagou).


¹Acessando site do link, basta digitar o nome da empresa de interesse para obter acesso às demonstrações financeiras
²Dependendo do seu conceito de necessidade, desejo pode estar englobado
³PL pode ser chamado também de Capital próprio

1 comentários:

Lucas | 28 de fevereiro de 2019 às 05:25

Preciso urgente de um balanço patrimonial

Postar um comentário