Método PAYBACK

O Payback trata-se talvez do método mais utilizado por brasileiros para avaliação de negócios. Ele se baseia em determinar o tempo que demora para que o dinheiro de um investimento seja recuperado, e depois, comparar esse período com um limite estipulado.

Vamos recorrer a um exemplo: suponha que você seja dono de um restaurante e esteja pensando em adicionar um novo prato ao seu cardápio. Para tanto, há de treinar os cozinheiros, pagando um curso a eles. Digamos que esse curso para todos custe 2.750 reais e que você consiga vender esse prato por 1 ano tendo um fluxo mensal de 250 reais (já considerando todos os gastos). E aí que entra a pergunta: em quanto tempo você recupera os 2.750 reais gastos com o treinamento?

Para responder essa questão o método Payback se utiliza da soma acumulada dos fluxos de caixa, comparando-os com investimento inicial. Na prática isso quer dizer que você vai compensando os 2.750 gastos de 250 em 250 até zerar. Quando isso ocorrer, conte o número de vezes que você compensou e pronto (no caso foram 11 vezes, ou seja, demora 11 meses).

FluxoAcumulado
Mês inicial -2.750-2.750
Mês 1 250-2.500
Mês 2 250-2.250
Mês 11 2500
Mês 12 250250
Mês 24 2503.250

Se você como investidor tiver estipulado que qualquer investimento seu tenha que retornar em no máximo 1 ano você deveria aceitar esse projeto, pois ele tem duração de 11 meses. Mas, será que esse procedimento realmente é bom para avaliação de investimentos?

Existem 3 problemas com ele:
  1. Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo: um dos problemas do payback simples é de que ele não leva em consideração o custo de oportunidade do capital. O VPL (Valor Presente Líquido), por exemplo, utiliza uma taxa mínima de retorno, nem que ela seja a poupança na hipótese de nenhuma outra ser tátil (poderia-se usar a Selic no caso, ou Rwacc, mas será explicado isso em outro post).
  2. Desconsidera fluxos futuros: se por acaso o investimento demorasse mais do que 1 ano para retornar o investimento, você descartaria o projeto. Porém imagine que apenas depois do 1º ano você comece a receber mais pelo projeto. Você estaria abrindo mão disso.
  3. Limite arbitrário: não existe muito embasamento matemático para decidir que 1 ano será o seu limite, e por esse motivo, o método torna-se impreciso.

0 comentários:

Postar um comentário